O governo francês comunicou, neste domingo (18), que o presidente Emmanuel Macron solicitará que a União Europeia acione o "Instrumento Anti-Coerção", um mecanismo comercial que é considerado a ferramenta mais dura do bloco, caso a imposição das tarifas anunciadas pleo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se confirme.
O instrumento, apelidado de "bazuca" comercial da União Europeia, é concebido para lutar contra ameaças econômicas de membros externos ao bloco. O artifício permite ao Bloco adotar medidas drásticas de retaliação, como restrições à importação de bens e serviços, bloqueios a investimentos e limitações ao acesso de empresas estrangeiras ao mercado da Europa.
Donald Trump, no último sábado (17), prometeu a imposição de uma série de tarifas aos países europeus contrários à aquisição da Groenlândia pelos Estados Unidos. As tarifas de 10% entrariam em vigor em 1º de fevereiro, com possibilidade de subir para 25% em 1º de junho. Entre os países afetados estariam Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Holanda e Finlândia.
Foto: Canva Imagens
