
Um fenômeno raro chamado “vibração atmosférica induzida” causou o apagão em Portugal e na Espanha, segundo a empresa Redes Energéticas Nacionais (REN), nesta segunda-feira (28). Esse fenômeno acontece quando oscilações de baixa frequência, entre 0,1 e 10 Hz, atingem os cabos de energia por causa da interação entre o clima e fatores elétricos, explicou a MetSul Meteorologia.
A REN informou que “devido às variações extremas de temperatura no interior da Espanha, houve oscilações anômalas nas linhas de muito alta tensão (400 KV)”. Esse tipo de vibração não é causada por vento ou gelo, mas por mudanças no ar ao redor dos cabos.
O problema começa quando pequenas descargas elétricas, provocadas pela umidade ou falhas nos cabos, ionizam o ar. Isso faz as partículas carregadas se moverem e cria ondas de pressão, que fazem os fios vibrarem e prejudicam a transmissão de energia.
A REN avisou que o restabelecimento completo da energia pode levar até uma semana, enquanto técnicos trabalham para consertar os danos e evitar novos apagões.
Foto: Reprodução/Redes Sociais